Bicicletas Compartilhadas, Desenho Urbano, Engajamento, Estratégia Urbana

Programa Cicloviário da UFAC

Plano cicloviário para campus da Universidade Federal do Acre - UFAC - e desenho de sistema de empréstimo de bicicletas
  • Ano
    2015
  • Local
    Rio Branco - AC
  • Cliente
    UFAC
  • Status
    Em andamento

Em uma área de aproximadamente 3,20 km², o Campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre está localizado a aproximadamente 7 km da área central do município e abriga atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, atendendo cerca de 6 mil alunos. A maioria dos “blocos de ensino” — isto é, salas de aula, centros de pesquisa, laboratórios e diretórios acadêmicos —, assim como as infraestruturas e equipamentos de apoio, concentram-se na área contida pelo anel central (anel viário) e em sua área imediata de abrangência.

De maneira geral, grande parcela dos deslocamentos que ocorrem no Campus utiliza-se dessa infraestrutura de circulação para a realização dos trajetos, sendo eles realizados a pé, em bicicletas ou em veículos motorizados. Através de diagnóstico, incluindo depoimentos e pesquisas com os usuários, verificou-se que esses deslocamentos em muitos casos se mostraram desconfortáveis, sobretudo devido a frequência e distâncias a serem percorridas.

O projeto Bicicletas Inteligentes na Universidade Federal do Acre visa a implementação de sistema de compartilhamento de bicicletas descentralizado, desenvolvido como solução de mobilidade urbana adequada às necessidades internas de deslocamento no Campus Universitário. Os estudantes locais foram engajados a se apropriarem do sistema pós implantação. O projeto é desenvolvido em parceria com o Scipopulis e Urbana Bicicletas.

É possível percorrer todo o Campus de bicicleta
Expansão da rede ciclável
  • 7.800 usuários do campus impactados
  • Área do projeto 3,2 km²
  • Indução de transformação urbana
  • Solução adequada à realidade socioeconômica
  • Acessibilidade universal e segurança viária
  • Mitigação dos aspectos negativos do trânsito
Foi desenhado um sistema de circulação secundário para melhorar a acessibilidade aos blocos situados na área interna ao anel central.

A partir da incorporação de uma alternativa de transporte aderente aos padrões de uso e ocupação da infraestrutura existente, com a implantação do projeto está idealizado o objetivo de consolidar-se como uma fonte geradora de benefícios sociais, ambientais e econômicos aos usuários do Campus. 

Tipologia dos corredores abertos do Campus
Demanda por estruturas cicloviárias
Reunião com prefeitura do Campus