Engajamento, Estratégia Urbana

Plano Diretor Cicloviário do município de Teresina

Elaboração do Plano Diretor Cicloviário Integrado – PDCI – de Teresina/ PI. Diagnóstico, diretrizes de planejamento, definição da rede cicloviária estrutural, elaboração do programa de gestão do PDCI, elaboração de Minuta de Projeto de Lei, elaboração do PDCI.
  • Ano
    2014
  • Local
    Teresina - PI
  • Cliente
    SEMPLAN
  • Status
    Ideia

A cidade de Teresina é capital do estado do Piauí e possui cerca de 1400 km2 e 814 mil habitantes. O município é formado por duas grandes manchas urbanas, separadas entre si pelo rio Poty e, apesar de também ser separado pelo Rio Parnaíba, pode ser considerado conurbado com o município vizinho de Timon, no estado do Maranhão. Grande parte de sua área, portanto, encontra-se situada entre esses dois rios.

Durante o período de 2000 a 2014, houve um crescimento significativo no uso do automóvel e da motocicleta, sobretudo, período em que foi verificado intensa migração para o modo motocicleta. Apesar disso, em relação as características de circulação na cidade, a população de Teresina utiliza bastante a bicicleta como meio de transporte e é necessário que se pense em políticas públicas capazes de contemplar essa população, como forma de justiça social e de diversificação do público, favorecendo a pluralidade de usuários. O sistema que é adequado para pequenos deslocamentos urbanos (habituais na cidade de Teresina), favorece a melhoria da qualidade de vida e promove a mobilidade urbana sustentável, pois reduz a circulação de veículos motorizados e consequentemente promove a preservação ambiental. De forma complementar, a utilização da bicicleta como meio de lazer e prática esportiva é muito importante para a cidade e saúde das pessoas.

 

Diferentes tipologias cicloviárias
Tipologias: canteiro central, ciclovia e ciclofaixa
Tipologias: canteiro central, ciclovia e ciclofaixa
  • 814 mil habitantes impactados
  • 1400 km²
  • Melhoria da qualidade de vida e meio ambiente
  • Indução de transformação urbana
  • Indução de desenvolvimento socioambiental
  • Democratização do acesso à cidade
  • Estratégias de gestão de política pública
  • Mitigação dos aspectos negativos do trânsito
O Plano Diretor Cicloviário Integrado de Teresina elaborado pela TcUrbes tem como foco principal legitimar a presença dos ciclistas nas vias.

O plano elaborado pela TcUrbes tem como foco principal legitimar a presença dos ciclistas nas vias, de forma a melhorar as condições de segurança dos mesmos e de trazer novos adeptos à prática esportiva, melhorando não somente os índices de saúde, mas também de segurança e autoestima da população. Para tanto, foi pensado conjunto de estratégias que visam dotar a cidade de instrumentos e infraestrutura eficazes para o incentivo à utilização de meios de transporte não motorizado. O objetivo é prover a cidade de um meio de locomoção complementar, integrado ao transporte coletivo por ônibus, não poluente, de custo acessível e baixo impacto sobre o ambiente urbano. Sua implantação visa também promover a cultura do uso da bicicleta que, paulatinamente, auxiliará na redução do uso indiscriminado do automóvel e da motocicleta.

Produtos Desenvolvidos:
Situação atual, sem infraestrutura para ciclistas
Situação atual, sem infraestrutura para ciclistas
Fotos de vistoria
Oficina participativa
Oficina participativa, levantamento dos problemas
Oficina participativa, levantamento dos problemas