Engajamento, Estratégia Urbana

Guia “A Bicicleta e as Cidades”

Publicação elaborada para o Instituto de Energia e Meio Ambiente
  • Ano
    2008
  • Local
    São Paulo - SP
  • Cliente
    IEMA
  • Status
    Concluído

A Bicicleta e as Cidades: Como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana é um guia produzido pela TcUrbes para o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), uma organização da sociedade civil de interesse público — OSCIP — que tem como objetivo apoiar a elaboração e implementação de políticas públicas relativas ao meio ambiente. O trabalho mostra a importância da bicicleta como um meio de transporte viável, capaz de interagir eficientemente com todas as outras formas de mobilidade urbana, além de proporcionar a melhoria do meio ambiente e ajudar a promover a inclusão social.

O livro mostra aplicações de políticas públicas voltadas para o transporte não motorizado em cidades brasileiras de médio e grande porte e se destaca por ser uma das únicas iniciativas brasileiras que busca demonstrar a importância da bicicleta como alternativa preferencial de transporte nas cidades; raciocínio este contrário às políticas tradicionais de transporte no Brasil, que ao longo de décadas desenvolveu-se em torno da cultura do carro.

Veja o livro aqui.

 

Bogotá
Curitiba
Porto Alegre
Rio de Janeiro
São Paulo
Rio Branco
Capa
  • 4.800 unidades impressas
  • Indução de desenvolvimento socioambiental
  • Democratização do acesso à cidade
  • Estratégias de gestão de política pública
  • Mitigação dos aspectos negativos do trânsito
No Brasil, a importância deste assunto não se limita pelas consequências que o uso excessivo do carro traz para o tráfego nas cidades, se expandindo para o fato de que, na atual conjuntura, a maioria da população brasileira não tem renda suficiente para comprar seu próprio carro.

Assim, a bicicleta pode ser um importante elemento de reordenação e reconfiguração do espaço urbano e da lógica social, além de ser um vetor de melhoria ambiental. Em vista aos benefícios trazidos, o livro propõe a mudança dos padrões de deslocamento dos habitantes através do uso de meios de transporte não motorizados, como forma crucial para a construção de centros urbanos com padrões de qualidade de vida mais elevados. Posteriormente, este livro deu origem a produção de um curta.

Making of: Intermodalidade trem/bicicleta
Making of
Making of
Making of: conquista do espaço público para pessoas
Making of: Como incorporar as bicicletas nas cidades?
Making of