Desenho Urbano, Estratégia Urbana

Desenvolvimento urbano do Empreendimento Eco Valley

Elaboração de projetos de praças, áreas de lazer, drenagem e viário para o Empreendimento Eco Valley, além de projeto básico de sinalização viária e cicloviária, acompanhado de memorial técnicos para implantação e execução do projeto.
  • Ano
    2012
  • Local
    Sarandi - PR
  • Cliente
    Ecoingá
  • Status
    Em implantação

Esta via principal foi projetada de maneira especial, priorizando o pedestre e o ciclista além da conexão urbana com o transporte coletivo e deixando espaço para o carro. Fomos também responsáveis na primeira fase pelo projeto das áreas de lazer.

Na segunda fase elaboramos o projeto viário geométrico de implantação do empreendimento, além do seu zoneamento, possibilitando um projeto mais amplo de circulação de pedestres e ciclistas separados dos carros e veículos.O projeto de sinalização viária e cicloviária para o loteamento Eco Valley é complementar ao projeto do sistema viário para o mesmo, parte deste também projetada pela TcUrbes. O empreendimento localiza-se no interior do Paraná, na cidade de Maringá. O viário projetado tem como objetivo minimizar os conflitos entre os modos de transporte, tornando a via segura para o pedestre e para o ciclista, priorizando o transporte coletivo em detrimento do individual. Preceitos estes de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, legislação federal que começou vigorar em 2012.

Foi elaborado projeto para 27 km de vias inseridas no Eco Valley, reforçando os conceitos de conforto e seguridade para todos que por lá devem circular, principalmente a pé e de bicicleta. Foram desenhadas tipologias e cruzamentos viários, e detalhadas as sinalizações horizontal e vertical. Para tanto, foram consultados manuais e normas nacionais e internacionais de modo que todos os padrões foram revistos e adaptados para o contexto do bairro a ser implantado, para melhor se adaptar às condições locais e como forma de propor uma sinalização adequada aos novos paradigmas de mobilidade, que visam por garantir total preferência e segurança aos modos suaves.

 

 

Valorização de espaços arborizados e de lazer
Sistema viário priorizando pedestres e ciclistas
Diferentes tipos de lazer no mesmo espaço
Arborização, espaço de lazer e quadras residenciais
Acessibilidade entre quadras em desníveis
Pisos permeáveis e vegetação variada
Tipologias de vias do projeto
Solução de cruzamento
  • 13 mil habitantes impactados
  • 90 mil m²
  • Melhoria da qualidade de vida e meio ambiente
  • Democratização do acesso à cidade
  • Acessibilidade universal e segurança viária
  • Mitigação dos aspectos negativos do trânsito
Participamos em diferentes etapas das duas fases do empreendimento de 90 mil m² de área total em Maringá.

O conceito de bairro 100% ciclável foi implantado nas duas fases, embora de maneiras diferentes.

Na primeira fase fomos responsáveis pela sinalização e geométrico somente da via principal do empreendimento que proporciona a conexão entre as fases 1 e 2.

Esta via principal foi projetada de maneira especial, priorizando o pedestre e o ciclista além da conexão urbana com o transporte coletivo e deixando espaço para o carro. Fomos também responsáveis na primeira fase pelo projeto das áreas de lazer.

Na segunda fase elaboramos o projeto viário geométrico de implantação do empreendimento, além do seu zoneamento, possibilitando um projeto mais amplo de circulação de pedestres e ciclistas separados dos carros e veículos.

Construção da ciclovia
Pavimentação sendo implantada
Construção da calçada